Visão integrada numa estratégia
para criação global de intervenção.

Ir ao encontro das expectativas do promotor e do cliente final.

HA+ EXPRESSO | ESCOLA HABITAÇÃO ARCOS DE VALDEVEZ

O projecto Escola Habitação Arcos de Valdevez está em destaque na Edição de 30 de Novembro de 2021 do Expresso, a propósito da conversão de antigas escolas primárias em habitação.

Para melhor compreender este fenómeno, o jornalista Arlindo Araújo esteve à conversa, entre outros, com o Arquitecto Carlos Teixeira, um dos sócios fundadores da HA+.

Como se pode ler no artigo do Expresso, a antiga escola primária de Garção, construída no âmbito do Plano dos Centenários, «mantém as características de estilo português suave, incorporando características da arquitetura tradicional. A opção do arquiteto foi manter o telhado de duas águas e acrescentar “um volume quadrangular para proporcionar uma ampla vista sobre o rio Lima”. Um novo edifício ligado à antiga escola e a manutenção dos carvalhos, oliveiras e sobreiros na envolvente da paisagem, a que se junta o telheiro. Um “toque contemporâneo” num edifício com “bom estado das alvenarias, à semelhança da maioria destas escolas que são muito procuradas pelos privados", adianta o arquiteto».